EnglishPortugueseSpanish

Como é Feita a Instalação de Câmeras de Segurança?

Quando pensamos em alternativas para aumentar a segurança de nossa residência ou empresa, a instalação de câmeras de segurança é a primeira que vem à cabeça, não é verdade? Afinal, esse é um sistema que está no mercado há vários anos e com resultado comprovado. Por isso, sua procura não para de crescer.

As câmeras de segurança são maneiras mais rentáveis de conseguir — a curto prazo — a segurança contra invasão de ladrões, roubos e furtos, além ajudar a evitar depredações e danos ao patrimônio.

Mas a instalação de câmeras de segurança não é apenas comprar um equipamento e inserir em qualquer canto da casa ou empresa. É preciso analisar vários fatores como, por exemplo, os pontos vulneráveis, a qualidade das câmeras, o reconhecimento da firma que será contratada para realizar os serviços, entre outros.

Portanto, se você quer saber como é feita a instalação de câmeras de segurança, deve acompanhar as dicas que preparamos abaixo, explicando detalhadamente o passo a passo do processo e tirando suas principais dúvidas. Confira!

5 etapas da instalação de câmeras de segurança

1. Avaliação dos pontos críticos

Antes da instalação de câmeras de segurança é preciso verificar os pontos mais críticos da residência ou empresa para furto, roubo ou invasões. Muros, portas, janelas e garagem são os mais conhecidos.

Depois da análise feita é explicado para o cliente em quais ambientes as câmeras farão a diferença, com um monitoramento detalhado de tudo que ocorre dentro e fora do local, e a quantidade de equipamentos necessários.

2. Escolha das câmeras

Depois de analisar os pontos de risco da sua empresa ou casa é hora de escolher quais serão os equipamentos para monitoramento. Qual o modelo ideal? Quais as vantagens? Estas são algumas das perguntas que devem ser feitas na hora da compra do produto e do serviço.

Hoje, no mercado, com os avanços da tecnologia, as câmeras de segurança se tornaram mais modernas, apresentando uma variedade de modelos que contam, por exemplo, com circuito de TV que permite que você veja pelo smartphone, tablet ou outros dispositivos móveis tudo que acontece no ambiente onde elas estão instaladas.

3. Cabeamento

As câmeras de segurança são compostas por cabos que auxiliam na fixação do equipamento, na qualidade e na fonte de alimentação das imagens captadas. Para isso existe a rota dos cabos, que nada mais é do que o percurso que o cabeamento percorrerá na residência ou empresa onde o equipamento está instalado.

A fonte de alimentação das imagens pode ser um computador, televisão ou outro dispositivo. No mercado existem duas maneiras de fazer o cabeamento na instalação de câmeras de segurança:

Passar os cabos por dentro da parede – esse item leva mais tempo para conclusão, pois é necessário abrir um buraco na parede para fixação dos cabos. Ao mesmo tempo, essa é uma das alternativas mais seguras, sem o risco de dano ao fio durante o monitoramento.

Câmeras de segurança sem fio – modelos novos já dispensam a necessidade de cabos para tornar a instalação das câmeras de segurança mais prática e ágil, sem perder a qualidade das imagens e dos serviços oferecidos.

4. Instalação das câmeras

A quarta etapa é o momento de fixar as câmeras nos equipamentos de suporte. Aqui, é preciso tomar cuidado para que elas sejam inseridas de forma correta, pois cada câmera possui tamanho e peso diferentes, que afetam diretamente o modelo de suporte para instalação.

Portanto, o manual de montagem deve ser seguido a risca. Além disso, as câmeras devem ser colocadas nos locais analisados anteriormente como vulneráveis. Depois, é só conectar os cabos e fios nas câmeras e na rede de alimentação elétrica.

5. Configuração e teste

A última etapa do processo de instalação das câmeras de segurança é configurar o seu sistema e fazer os testes para verificar se elas estão funcionando corretamente e se as imagens estão nítidas.

O indicado é que o teste seja realizado pelo menos três vezes, uma em cada período do dia, pois as imagens apresentam qualidades diferentes conforme a quantidade de luz.

RBM SEG

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *