EnglishPortugueseSpanish

Qual a importância do SPDA (Para Raios)? Saiba aqui

Descarga atmosférica é um fenômeno da natureza imprevisível e aleatório, tanto em sua intensidade e duração quanto em seus efeitos destruidores. A medida de proteção para este fenômeno recebe o nome de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

O SPDA é a melhor forma de prevenção contra acidentes e imprevistos causados por raios. Sua função é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas. Um projeto de SPDA, dimensionado e bem estruturado, assegura a plenitude do funcionamento dos equipamentos eletrônicos da sua casa e/ou empresa e de todas as pessoas que lá se encontram.

É importante lembrar que o Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo, segundo o ELAT. Um raio possui a intensidade média de 30 mil Ampères. Isso quer dizer que um único relâmpago tem cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. Imagina o estrago que isso pode causar?

Em muitos casos, a necessidade de proteção é evidente, por exemplo:

– Locais de grande afluência de público;
– Locais que prestam serviços públicos essenciais;
– Áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
– Estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
– Estruturas de valor histórico ou cultural.

Segurança é a palavra chave para quaisquer assunto que podem envolver alguma possibilidade de um acidente. E lembre-se: a RBMSEG instala seu SPDA (Para Raios) com mais segurança com a NR10!

RBM SEG

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *