Quais os tipos de Câmeras de Segurança e quais são as diferenças entre elas?
Se você não está acostumado a lidar com Câmeras, é normal ficar confuso com os termos PTZ, IP e FHD. Neste post, iremos explicar cada uma dessas terminologias e lhe ajudar a escolher a melhor câmera para cada local.
Câmeras para Áreas Internas X Áreas Externas
A melhor forma de categorizar os tipos de câmera é separas as que são para uso interior ou exterior.
Câmeras de Segurança para uso exterior possuem Proteção IP contra o tempo, ou seja, elas não se danificam por ficarem expostas. Podem ser instaladas em qualquer local externo. Também existem modelos com e sem fio.
Já as Câmeras de Segurança para uso interior se resumem em câmeras se vigilâncias do tipo “babás” que não necessitam de proteção contra o tempo, visto que ficam dentro da casa/empresa. Como, por exemplo, as Pet CAM.
Câmeras Sem Fio X Com Fio
Em resumo, as câmeras Sem Fio são via Wi-Fi, portanto o oposto das PoE (Power over Ethernet)
As Câmeras IP (Internet Protocol) podem ser com fio ou sem fio. Graças a Conexão Wi-Fi, essas câmeras podem ser vistas ao vivo via APP. Algumas mais modernas possuem ainda conexão com sistemas Smart Home (como Google Home ou Alexa), fazendo ser possível comandos de Voz ou incluí-las em rotinas diárias do seu App Smart.
As câmeras analógicas, ou com circuito fechado de televisão (CCTV) não se ligam à internet. As suas filmagens apenas são vistas no local e possuem apenas a versão com fios. Você não pode controlá-las vias App, fazendo delas o modelo ideal para empresas que necessitem de segurança reforçada.
Armazenamento Local X Nuvem
As Câmeras CCTV nunca armazenam filmagens na nuvem. Em vez disso, utilizam gravadores de vídeo digitais (DVRs) para armazenar filmagens localmente num cartão SD, pen drive, ou mesmo num CD. Depois, é possível transferir esses ficheiros para um computador e carregá-los manualmente para a Internet.
Algumas Câmeras IP também podem armazenar filmagens localmente via gravador de vídeo em rede (NVR). Outras apenas permitem que as filmagens sejam armazenadas na nuvem – e geralmente por uma taxa mensal.
PTZ X Câmeras Fixas
PTZ significa pan, tilt, e zoom. Essas câmeras podem se inclinar para a esquerda ou para a direita, para cima e para baixo, aumentar e diminuir o zoom para um ângulo de visão mais amplo. Algumas câmeras realizam apenas uma ou duas dessas funções – o acrônimo é ajustado em conformidade.
Os movimentos de uma Câmera PTZ são controlados à distância. Ela também é uma câmara inteligente, controla-se o seu movimento via uma aplicação. Se for um modelo analógico, é necessário usar um teclado/joystick especial para movimenta-lá.
Mas algumas Câmeras PTZ não necessitam de intervenção humana – estes modelos especiais têm sensores de movimento e rastreiam automaticamente para a manter o objeto em vista durante o maior tempo possível. Outras podem ser programadas para se deslocarem num temporizador ou horário.
Em contraste, uma câmera fixa não se move a menos que se ajuste fisicamente o seu suporte na montagem.
Zoom óptico X Zoom digital
Uma câmera com zoom óptico move fisicamente suas lentes para focalizar uma área distante. Uma câmera com zoom digital amplia a imagem que você vê na tela, o que às vezes pode fazer com que ela pareça granulada ou fora de foco se a resolução da imagem não fosse ótima para começar.
Câmeras com Detector de Movimento
As câmeras detector de movimento esperam pela atividade antes de começarem a transmitir ou gravar. Isto não só economiza no armazenamento de vídeo, mas também permite o automonitoramento de uma câmera de segurança IP ou de uma campainha de vídeo, uma vez que você receberá uma notificação de empurrão quando a câmera detectar movimento.
As câmeras de holofotes e holofotes também usam a detecção de movimento para acionar suas luzes, e muitas câmeras de segurança estão começando a distinguir entre pessoas, animais de estimação e carros para cortar os falsos alarmes.
Dome vs. Bullet
Câmeras Dome são montadas no teto, pilastras ou em paredes e recebem seu nome da cobertura circular que protege a lente da câmera. Esta cobertura é frequentemente tingida para esconder o ângulo da câmera. A idéia é que os intrusos não saberão para onde a câmera está apontada e não poderão contornar seu campo de visão.
É mais provável que você veja câmeras com cúpula em ambientes comerciais e residenciais, mas algumas marcas as vendem para segurança doméstica.
Já a Câmera de Bullet é apenas uma câmera com uma forma específica: longa e relativamente fina.
SD, HD, FHD, QHD, e UHD
Esse conjunto de variações refere-se a qualidade de vídeo que a câmera captura. Aqui listamos, da menos à maior, todas as nomeclaturas e qual seu significado:
Definição Padrão (480p)
Alta Definição (720p)
Full HD (1080p)
Quad HD ou 2K (1440p)
Ultra HD ou 4K (2160p)
Curiosidade
A lista de resoluções de câmeras continua com os Cinema 4K, 5K e 8K, mas você não encontrará câmeras de segurança domésticas com essas especificações.
Câmeras Autônomas X Câmeras do Sistema de Segurança
Algumas câmeras de segurança só podem ser compradas e usadas como parte de um sistema autônomo que não dependem de uma assinatura de sistema de segurança.
Considere estes prós e contras antes de adquirir uma câmera que esteja ligada a um sistema de segurança:
– A maioria das câmeras do sistema de segurança não são monitoradas profissionalmente.
– Algumas câmeras de sistemas de segurança não são mais sofisticadas do que suas equivalentes autônomas.
– O uso de uma câmera do sistema de segurança possibilita criar rotinas de automação doméstica, tais como desligar a câmera quando o sistema está no modo “Home”. As câmeras autônomas não podem se integrar ao sistema de segurança a menos que sejam compatíveis com sistema smart.
– As câmeras do sistema de segurança utilizam o mesmo aplicativo que controla todos os outros dispositivos de segurança, oferecendo alguma conveniência.
E aí, conseguiu entender as diferenças? Deixe nos comentários e lembre-se, a RBMSEG te auxilia a escolher o melhor modelo para seu projeto! Fale Conosco.