5 tipos de CONTROLE DE ACESSO e quais suas PRINCIPAIS DIFERENÇAS
Com os avanços tecnológicos cada dia mais presente em nosso dia a dia, é normal que os aparelhos eletrônicos presentes em nosso cotidiano se se modernizem e tornem-se cada vez mais HighTech. Graças a toda essa tecnologia, a segurança eletrônica é muito mais eficiente e traz muito mais conforto aos que a utilizam, permitindo que os processos sejam muito mais rápidos e que o acesso seguro à locais restritos seja muito mais eficiente.
Neste post, apresentaremos a você 5 Controles de Acesso, suas diferenças e quais tecnologias cada um apresenta. Quer saber qual o melhor para sua empresa? Continue lendo!
1 – CONTROLE DE ACESSO BIOMÉTRICO (IMPRESSÃO DIGITAL)
Como o nome sugere, esse dispositivo realiza identificação do usuário por meio de uma característica única que todo ser humano possui – a impressão digital.
Esse tipo de Controle de Acesso é bastante eficiente e muito seguro, visto que a leitura de impressões digitais é um procedimento ultra rápido e ideal para locais de alto fluxo, tal qual portarias, recepções e estacionamentos.
Dependendo do modelo escolhido, todas as digitais cadastradas podem ser categorizadas e vinculadas a permissões de áreas específicas, permanente ou temporariamente.
2 – CONTROLE DE ACESSO POR PROXIMIDADE
Muito utilizado em condomínios e empresas, e sua leitura e liberação se dá por um Cartão de Acesso, onde o mesmo funciona através da aproximação do display.
Uma vantagem que podemos observar é que tais cartões podem ser personalizados com a identidade visual da sua empresa ou com informações do funcionário em si, funcionando como Cartão de Acesso e Crachá.
Em locais residenciais, os cartões podem ser fornecidos para os moradores, visitantes e até mesmo a prestadores de serviço, descartando a necessidade de cópias de chave e fortalecendo a segurança do acesso local.
Também pode auxiliar o acesso a áreas comuns em condomínios como: piscinas, academias e salões de festa.
3 – CONTROLE DE ACESSO POR SENHA
Apesar de ser uma tecnologia já muito difundida e muito utilizada a alguns anos, sua eficiência não diminuiu, pelo contrário. Mesmo sendo um controlador básico, ele é de alto desempenho e ideal para controlar o acesso a ambientes privados, no qual seja necessária uma senha, como estoques, cofres ou salas restritas.
Ele também funciona bem em ambientes comerciais e residenciais (como portarias, por exemplo) pois age como um método exclusivo e complementa a identificação do usuário, aumentando assim, a segurança.
4 – CONTROLE DE ACESSO FACIAL
Assim como a identificação biométrica, o reconhecimento facial permite a liberação do acesso por meio de características únicas, neste caso, o seu rosto.
Essa tecnologia é relativamente nova e já pode ser vista nos prédios e empresas mais modernas, onde o acesso se dá através da leitura face do usuário, analisando a fisionomia e profundidade da face, impossibilitando o uso de fotos ou vídeos para enganar o sistema e driblar a segurança.
5 – CONTROLE DE ACESSO UHF
Mediante uma antena UHF, veículos que possuírem uma TAG autorizada podem acessar as áreas restritas, mediante a um cadastro prévio. Tal Controle de Acesso vem se tornando indispensáveis em condomínios e grandes empresas os quais o fluxo de carros é muito grande.
Esse tipo de leitor de proximidade tem longo alcance, podendo chegar a mais de 10 metros – dependendo do modelo e da necessidade do usuário – facilitando a identificação dos veículos.
Todos esses cinco métodos de controle de acesso pode ser utilizados separadamente ou em conjunto, conforme a necessidade do seu projeto de segurança ou das camadas de segurança que determinadas áreas necessitem.
Conte com a RBMSEG para lhe auxiliar em qual o melhor caminho e quais os melhores equipamentos para você!